Tijolo aparente – Deixando o ambiente rústico

Uma parede convencional de tijolos recebe o reboco, os tijolos ficam cobertos e o acabamento é liso. A decoração com tijolos aparente é diferente: a parede fica com os tijolos expostos sem revestimento, dando uma aparência rústica ao ambiente. Mas não é só erguer paredes com qualquer tijolo e deixar à vista, requer certos cuidados para manutenção. É simples, mas mostra ter estilo, deixando um efeito bem legal.
Os tijolos aparentes não são de um modelo só, variam de tonalidade, tamanho e formato. Assim você tem mais opções para usá-los de forma criativa na casa. As cores mais usadas são o vermelho, o laranja e o palha, mas há muitas outras como branco, mesclado, tabaco e preto. Além do formato retangular, você pode usar tijolos de outros formatos, como o meia-lua, canto curvo, 45 graus e plaquetinha. Antes de comprar, verifique se eles não estão esfarelando ou se quebrando com facilidade, pois isso é sinal de material de qualidade ruim. Muitas vezes, quando se trata de uma reforma, os tijolos nem precisam ser comprados porque já fazem parte da estrutura da casa. Isso acontece em construções antigas; por baixo do reboco pode haver tijolos maciços bem conservados que servem para a decoração.

 

Tijolo aparente - Deixando o ambiente rústico

Tijolo aparente – Deixando o ambiente rústico

O acabamento dos tijolos aparentes também é à sua escolha: natural, rústico, pintado, patinado, etc. A construção pode ser feita da forma tradicional como à dos tijolos comuns ou pelo sistema de encaixe, que utiliza os tijolos solo-cimento (ecológicos). Uma alternativa bem econômica, já que não há gasto com reboco e massa.
Apesar do estilo natural, as construções com tijolos aparentes precisam de manutenção para eles não se desgastarem com o tempo, principalmente em áreas externas, que tendem a apresentar umidade. No acabamento, a impermeabilização é feita com verniz acrílico, resina ou silicone.
Qualquer cômodo da casa fica bem com uma parede ou detalhe com tijolos aparentes. E o ambiente não precisa ser inteiramente rústico ou de um único estilo, pode-se misturar modernidade com simplicidade, tornando-o um lugar aconchegante.

 

Deixar um Comentario:

Publicidade
FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Visitas